Notícias

Ponto de situação no Haiti (18 Janeiro)

A AMURT & AMURTEL com a campanha "Dê o seu coração ao Haiti" continuam o seu trabalho de campo em Port-Au-Prince oferecendo sopa e cantina com refeições e disponibilizando os recursos essenciais, impossíveis de obter no Haiti actualmente, tais como alimentos e combustível.

Na próxima semana, o programa de alimentação será reforçado e alargado através de parcerias que permitirão às equipas oferecer refeições a mais pessoas, por um maior período de tempo e em diferentes locais da cidade.

As clínicas médicas de emergência e as cozinhas de sopa das escolas da Ananda Marga prestam cuidados a milhares de residentes locais.  A maior parte destas pessoas tem vivido nas ruas devido às réplicas do sismo.

A AMURT & AMURTEL, juntamente com mais elementos de várias equipas, conseguiram no passado Sábado realizar o último auxílio para reforço de bens, através da Republica Dominicana. A entrada de mais elementos foi determinante para estabelecer uma agência adicional em Santo Domingo, República Dominicana, onde a maior parte das agências de auxílio estão a estabelecer os seus centros de coordenação. Está marcada para esta quarta feira a saída de Miami para a República Dominicana, de um barco com grande carregamento de material médico e de outros materiais de ajuda chegados à Florida. Este material será transportado por terra para o Haiti. Está planeada durante a próxima semana a disponibilização de mais equipas médicas e de voluntários.

A AMURT & AMURTEL têm feito progressos significativos através de contactos e parcerias com outras agências com intervenção no local, incluindo Serviços Católicos de Auxílio, a Organização Internacional para Migração e o Programa Mundial para Alimentação (World Food Program). Estas parcerias permitem iniciar imediatamente os programas necessários para atingir os objectivos de chegar às populações mais vulneráveis e marginalizadas – pessoas com incapacidades, idosos, mulheres e crianças. Estão incluídos nestes programas os centros para acesso fácil a alimentos e para evacuação de crianças com traumatismos.  

A AMURT & AMURTEL têm mais de duas décadas de experiência de trabalho de auxílio no Haiti, tendo apoiado muitos dos projectos de desenvolvimento em curso. A AMURTEL está particularmente vocacionada para responder às necessidades de mulheres e crianças em situação de catástrofes. A resposta das equipas a esta calamidade tem sido tão rápida e eficaz quanto possível, e a sua permanência no Haiti continuará após a triagem e o auxílio imediato estejam concluídos.

adminPonto de situação no Haiti (18 Janeiro)