Notícias

Água para Vida

Um projecto de reparação, treino de comunidade e suporte técnico para a gestão e manutenção de bombas de agua rural no Sul de Moçambique

Nos distritos 5 distritos do sul de Moçambique, onde a equipe da AMURT Moçambique em colaboração com a fundação Rizwan Adatia, AMINA Austria, e amigos de AMURT Portugal estão a apoiar as comunidades rurais para recuperar os furos de agua que usam bombas manuais do tipo Afridev, reparando as avarias assim como a orientação dos membros das comunidades de como fazer manutenção por exemplo como trocar as pecas que periodicamente precisam ser substituídas devido ao gasto normal. Essas são os solas, casquilhos, centralizadores, etc.

Em coordenação com as autoridades locais, a AMURT viaja nas zonas rurais para identificar os furos, fazer a devida comunicação com os membros da comunidade e procede com a reparação ou reabilitação das bombas.

Muitos dos furos estão avariados mais de um ano devido a seca que assola essa região assim como efeito das restrições causada pela pandemia de Covid 19.

Sendo um liquido precioso, contribuir para melhorar o acesso a agua garante a vida e saúde para as comunidades rurais e ajudar no seu desenvolvimento.

A pequena historia do furo da Escola de Kutlane

O furo da Escola Kutlane, fica no Posto Administrativo de Changanine no Distrito de Chibuto, cerca de 140 kms de Xai-Xai, a capital da provincia de Gaza. Estando avariado há dois anos, a comunidade composto por cerca de 250 familias e os alunos da escola, recorre se ás águas pluviais, nos poços, para o uso diário e nos furos das outras aldeias para beber e cozinhar que dista mais de 10 kilometros.

A equipa da AMURT, com material doado pela fundação RAF, procedeu com o diagnostico e precisam trocar a cabeça da bomba, aumentar varetas e tubos para poder alcançar o nível da agua que devido ao seca prolongada, tinha abaixado, e limpeza de cilindro. A comunidade foi orientada em como fazer a troca de pecas substituíveis, assim como a organizar se para colectar contribuições e compra pecas sobressalientes.

A bomba foi aberta, todos tubos e varetas retiradas e a equipa faz a reabilitação de longas horas de reabilitação, a agua já começa sair novamente e a comunidade!

adminÁgua para Vida