Quem Somos

AMURT (Ananda Marga Universal Relief Team) é uma das poucas ONGs (organizações não-governamentais) privadas com origem no Terceiro Mundo, tendo sido fundada na Índia em 1965.

A sua missão é melhorar a qualidade de vida dos pobres e desfavorecidos do mundo, e aqueles afectados por calamidades e conflictos. Encorajamos e capacitamos indivíduos e comunidades a utilizarem os seus próprios recursos de forma a assegurarem as necessidades básicas à sua sobrevivência, bem como criarem as condições necessárias para que se desenvolvam económica, social e espiritualmente.

Com mais de 40 anos de trabalho desenvolvido, a AMURT estabeleceu equipas em 80 países, para criar uma rede que pode ir de encontro às necessidades de desenvolvimento e auxílio a desastres em quase qualquer local do mundo. Em 1985 alargamos os nossos objectivos para incluir projectos de desenvolvimento de longo prazo.

Sentimos que podemos ter um papel único, ajudando os pobres a ultrapassar o ciclo de pobreza e ter um maior controlo sobre as suas vidas. Para nós, o desenvolvimento é uma troca humana: pessoas trocando sabedoria, conhecimento e experiência para construir um mundo melhor.

 

PRINCÍPIOS

  • Cada ser humano tem o direito de satisfazer as suas necessidades fundamentais, sendo elas a alimentação, alojamento, cuidados médicos, roupa e educação. Os recursos do nosso planeta devem ser usados de forma justa e apropriada por forma a garantir estas necessidades.
  • Cada ser humano, independentemente de raça, crença, sexo, cor ou estatuto social é um membro da familia humana e deve ser tratado com entendimento e respeito.
  • É apenas mostrando respeito pelas mulheres, garantindo a sua integração e participação activa no processo de desenvolvimento da sociedade, que esta encontrará um crescimento holístico e harmonioso.
  • Desenvolvimento é um processo que mantém um equilíbrio entre a indústria e o ambiente, o crescimento rural e o urbano, necessidades humanas e os recursos existentes. O desenvolvimento deve diminuir a distância entre ricos e pobres e oferecer oportunidades a todos.
  • O desenvolvimento apropriado de cada comunidade começa dentro do seu panorama social e cultural. Consegue que comunidades desfavorecidas ganhem cada vez maiores graus de independência e finalmente consigam determinar o seu próprio futuro.

Soluções

Procuramos soluções locais. A AMURT entende que não existem soluções pré-fabricadas para os problemas causados pela pobreza. Cada situação é única e necessita da sua própria solução específica. Devido ao facto de que os coordenadores locais da AMURT já têm escritórios nas localidades que servem, eles estão melhor equipados para promover as mais eficientes soluções para cada situação. Isto traduz-se, por exemplo, em pequenos negocios cooperativos criados para mulheres em espaços urbanos empobrecidos nas Filipinas, casas para orfãos e crianças empobrecidas na Mongólia, programas de distribuição de água potável no Gana, escolas para as crianças desfavorecidas na Costa Rica, República Dominicana, Haiti, Índia, Jamaica, Mongólia, Nicarágua, e África do Sul, entre muitos outros projectos.

 

adminQuem somos