BIOECO - Associação de Agricultura Biológica e Agroecológica

BIOECO – Associação de Agricultura Biológica e Agroecológica

Em Dezembro de 2017 uma associação de productos organicos, BIOECO Associação de Agricultura Biológica e Agroecológica, foi criada. Com escritório no Fundão, no momento tem 33 membros, sendo que o número tem tendência a aumentar. A AMURT tem a posição de vice-presidente, representando o projecto Ananda Kalyanii no Paúl.

A associação segue uma metodologia participatória, com as responsabilidades operativas e de planeamento divididas por equipas, com um coordenador cada. Por sorte, os nossos membros possuem um leque de capacidades diverso. Pessoas com formação universitária, conhecimentos técnicos, espirito empreendedor, sentimento de comunidade estão todos a trabalhar em conjunto no projecto.

A associação tem uma boa rede de parceiros na região, municipios, comunidades, empresas, cooperativas, e técnicos. A ideia é oferecer apoio às pessoas que querem implementar o seus próprios projectos sociais e económicos. O objéctivo principal é promover a produção local de alimentos organicos, e aumentar o número de produtores e consumidores e ao mesmo tempo usar recursos locals que promovam a economia local, criando uma comunidade resiliente.

A associação promove também um estilo de vida saudável, vegetarianismo e yoga.

A associaçãotem 3 equipas:

Eventos (organizando mercados organicos locais/conferências/ eventos promocionais) – O primeiro mercado organico foi em Alpedrinha no dia 11 de Fevereiro, com o apoio da Junta de Freguesia, sendo que se vai tornar um evento regular na aldeia. Dentro em breve também teremos mercado na cidade do Fundão. 

Equipa comercial – Com responsabilidade de encontrar consumidores para os produtos produzidos.

Equipa técnica e de treino – Responsável por providenciar apoio técnico aos agricultores e organizar cursos sobre diferentes tópicos.